O que é o RGPD?
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é uma regulamentação da União Europeia (UE) que se tornou obrigatória a 25 de maio de 2018.
Qual o objetivo?
Garantir a privacidade e integridade dos dados dos consumidores da UE e definir que todos os cidadãos têm o direito de saber como os seus dados estão a ser usados e de exigir a eliminação dos mesmos, se tal for solicitado.
Quais são as implicações para a sua empresa?
As empresas têm de garantir políticas de segurança e proteção de dados mais eficientes, de forma a obter a conformidade total com o RGPD. Deve atualizar uma série de processos e implementar medidas tecnológicas.
E se não cumprir?
As multas podem chegar as 20 milhões de euros ou a 4% do volume de negócios global da empresa.
Quais as principais alterações?
Os cidadãos têm mais poder para aceder, controlar e eliminar os seus dados pessoais.
Direitos dos consumidores:
Responsabilidades das empresas:
Transparência das políticas de privacidade e consentimento expresso;
Proteção de dados desde a conceção e por defeito;
Procedimentos em caso de violação/extravio de dados (notificação em 72h às autoridades e aos titulares).
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