Os equipamentos de impressão e digitalização são cada vez mais completos e avançados, o que leva a que estejam expostos aos mesmos riscos que um computador, obrigando as empresas a inclui-los nos seus planos de segurança.
Os equipamentos de impressão e digitalização são cada vez mais completos e avançados, o que leva a que estejam expostos aos mesmos riscos que um computador, obrigando as empresas a inclui-los nos seus planos de segurança.
De acordo com um estudo da Quocirca, 59% das empresas sofreram perdas de dados em 2018, o que significa um custo médio de 400.000 euros por ano para as empresas europeias. Para resolver este problema, a Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, destacou os quatro riscos principais que as empresas enfrentam, bem como as tecnologias ou medidas que recomenda para evitar esses riscos e melhorar o nível de proteção.
Normalmente, os postos de trabalho não estão junto aos equipamentos de impressão usados pelos funcionários, portanto há um risco de que trabalhos com informação sensível e confidencial não sejam recolhidos e fiquem expostos a qualquer pessoa. Para evitar essa ameaça, a Brother propõe várias soluções:
A partilha de documentos digitalizados por e-mail ou upload para um website representa um alto risco para as informações confidenciais, podendo cair nas mãos erradas ao mínimo erro.
Para enfrentar este problema, a Brother recomenda converter os documentos digitalizados em PDF’s Seguros, protegidos com um código PIN.
Para evitar ameaças externas que uma empresa possa sofrer, a Brother sugere várias maneiras de melhorar a segurança e evitar possíveis fugas de dados:
Além disso, a Brother recomenda várias soluções para lidar com qualquer ameaça interna, incluindo a proteção com password para servidores web integrados, a função de bloqueio de IP - que impede o acesso ao dispositivo através da rede -, ou o controlo de protocolos, que permite desativar protocolos que não são necessários, sem bloquear completamente o acesso a todos os elementos.
De acordo com um estudo realizado pela Brother em 2015, dois terços dos responsáveis pelas tomadas de decisão indicaram que a segurança afeta as suas escolhas na gestão e impressão de documentos, e que, entre as questões que mais os preocupam, está a forma de manter os documentos no equipamento de impressão.
Com o objetivo de evitar que pessoas não autorizadas possam manipular os equipamentos, a Brother recomenda que as empresas utilizem um bloqueio de configuração no dispositivo, para restringir o acesso ao dispositivo através do painel de controlo, ou até mesmo o bloqueio seguro das funções, impedindo o acesso à configuração e a certas funções do equipamento.
Em última análise, a magnitude dos problemas causados por ataques cibernéticos e as violações de dados, combinados com os requisitos da legislação RGPD, indicam que para resolver o problema de segurança de impressão corretamente é necessário garantir a segurança de dispositivos, proteger os dados durante e após a impressão, bem como proteger a rede empresarial contra intrusos.
Fonte IT Channel