Deixe-nos uma mensagem

Facebook

Mais de metade das empresas europeias sofreram consequências causadas por um ciberataque nos últimos 24 meses.

Um em cada cinco responsáveis de IT afirma que os hackers não deixaram pistas sobre sua identidade no último ciberataque que sofreram.

Nos últimos 24 meses e, de acordo com os decisores de IT das empresas europeias, mais de metade (54%) das organizações enfrentaram vários ciberataques. As suas consequências mais referidas foram: interrupção do serviço/atividade (31%), problemas com segurança de dados (18%) e perda de dados (15%).

Organizações no Reino Unido e Espanha enfrentam os maiores riscos e as ameaças não estão a diminuir. Quase um em cada cinco inquiridos (21%) refere que o número de ciberataques contra a sua empresa aumentou nos últimos 12 meses, em comparação com o ano anterior; enquanto 42% salientou que se manteve estável. Além disso, a complexidade dos ciberataques continua a crescer, com um em cada cinco responsáveis de IT, a mencionar que os hackers não deixam nenhuma pista no ataque sobre a sua identidade.

Como referido em pesquisas passadas, a rapidez da deteção do ataque é crucial para reduzir o impacto financeiro do mesmo: uma deteção imediata significa um custo de recuperação de cerca de 400 mil euros, em comparação com 1 milhão de euros de custo para as empresas que demoram mais de uma semana a detetar que uma ameaça invadiu o seu sistema. Os resultados da pesquisa também confirmaram outra tendência para a qual a indústria de cibersegurança tem vindo a alertar há algum tempo: os hackers estão escondidos dentro da empresa e, às vezes, deixam poucas pistas ou mesmo nenhumas, o que dificulta o trabalho dos investigadores e sublinha a importância da cooperação entre os profissionais de cibersegurança.

Com uma grande quantidade de dados confidenciais que inundam o mundo dos negócios, é vital para as organizações descobrir as falhas de segurança o mais depressa possível e responder de forma imediata e eficaz a este problema.

 

Fonte: Karsperky Lab

Deixe o seu comentário

Reload

Submeter